Na noite desta quarta-feira (05), São Paulo x Palmeiras irão a campo no Morumbi para disputar o primeiro de dois duelos que decidirão um dos semifinalistas da Copa do Brasil. O encontro desta noite acontece em meio a desfalques e polêmicas envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a arbitragem.
Sempre muito disputado o Choque-Rei, como é conhecido o encontro entre os clubes paulistas, costuma ficar marcado na memória dos torcedores. Pela Copa do Brasil, no entanto, o último encontro ficou manchado por um erro grosseiro da arbitragem que impactou no resultado final da partida.
Há época, o São Paulo conseguiu conquistar a classificação nos pênaltis, mas o que acabou ofuscando a vitória do Tricolor foi o erro cometido pela arbitragem. Na ocasião o gol marcado pelo atacante Calleri, que levou a decisão para os pênaltis, não teve a verificação da condição de impedimento do atacante.
O fato levantou a suspeição sobre o ocorrido e foi alvo de contestação por parte de comissão técnica, diretoria e até mesmo da imprensa esportiva. Não o bastante, quando questionado sobre o lance, a comissão de arbitragem informou que “um reinício na máquina do VAR” a impediria de ceder as imagens e fazer a verificação posteriormente.
Palmeiras e polêmica com a CBF
Recentemente o assunto voltou a pauta com ainda mais força, após nova falha em prejuízo ao Palmeiras na última rodada do Brasileirão. Na ocasião, a partida que foi disputada contra o Athletico-PR, teve logo nos primeiros minutos um lance de agressão do zagueiro Zé Ivaldo sob o atacante Endrick.
No entanto, o lance foi levado ao VAR, todavia a agressão, que deveria ter sido punida com expulsão do zagueiro do Furacão, não ocorreu. Na realidade, a jogada se quer foi avaliada como agressão, embora a cotovelada na nuca do atacante tenha sido evidente.
Após a partida, que terminou empatada por 2×2, o técnico interino João Martins (que por ocasião substituía Abel Ferreira – suspenso) não poupou críticas a arbitragem e a organização do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o treinador chegou a insinuar que “o sistema” estaria agindo efetivamente para prejudicar o Verdão.
Essa e outras elações do auxiliar de Abel foram rebatidas pela CBF em nota e os ânimos tanto por parte do Palmeiras, quando por parte da entidade máxima do futebol brasileiro acabaram escalando acima do tom. É em meio a esse cenário que a partida desta noite está inserida.
São Paulo x Palmeiras
O São Paulo chega para o Choque-Rei com desfalques importantes, não só pela qualidade, mas também pela quantidade. Entre os nomes que estarão fora do duelo, Beraldo e Calleri são, sem dúvida os mais sentidos pela equipe do técnico Dorival Júnior.
Diante disso, uma opção que pode ser utilizada é a possibilidade de avançar Luciano para fazer a função de centroavante. Novo reforço do ataque Tricolor, Alexandre Pato está a nove meses sem jogar e deve fazer sua estreia só pelo Brasileirão no final da semana.
Se a equipe de Dorival tem desfalques para a partida, o Verdão também tem. Zé Rafael, está machucado, Rony, que sentiu o tornozelo no empate diante do Athletico-PR não deve ter condições de atuar também.
Assim para vaga no meio de campo, Richard Rios deverá ser o escalado. No ataque, Endrick deve seguir na equipe. Além disso, o Palmeiras tem duas outras ausências, suspenso por ter sido expulso contra o Fortaleza, Abel Ferreira não comandará a sua equipe no gramado.
Em seu lugar, João Martins deverá seguir no comando alviverde. Outro desfalque da equipe é Arthur. O atacante já atuou por outro clube na competição
Horário e onde assistir a São Paulo x Palmeiras
São Paulo x Palmeiras sobem ao gramado do Morumbi às 19h30, (horário de Brasília). A partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil e pode ser acompanhada ao vivo via transmissão do Prime Vídeo (streaming).
Prováveis escalações
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabi Neves, Wellington Rato (Rodriguinho) e Rodrigo Nestor; Luciano e Juan.
Técnico: Dorival Júnior
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan (Murilo); Richard Ríos (Luan); Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Luís Guilherme (Breno Lopes) e Endrick (Rony).
Técnico: João Martins (auxíliar)
No apito
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa/SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
Quarto árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
Palpites São Paulo x Palmeiras
Quem vence o duelo?
Empate ou o Palmeiras. Baseado no histórico recente do confronto o Verdão tem levado a melhor diante do São Paulo. Embora o time seja atualmente o seu maior rival no estado.
Total de Gols?
Menos de 2,5. Embora o Palmeiras tenha uma vantagem na situação atual, jogar dentro do Morumbi nunca é fácil. Principalmente diante do estádio lotado.
Ambas as equipes marcam?
Sim. Na atual temporada o Palmeiras tem sofrido mais gols do que de costume.
Estes foram os palpites para a partida desta quarta-feira. Vale lembrar que embora tenha boa base, não são previsões.
Apostas esportivas não são renda extra e sim entretenimento. Assim, aproveite os palpites, aposte apenas aquilo que não lhe fará falta e acima de tudo divirta-se!